quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CRM atendem solicitação de vereador Candiotense

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) atendendo a pedido do vereador Celso Santos, PDT, através de oficio protocolado na casa pedindo para que fossem convidados a diretoria ou superintendência da CRM, a comparecerem na Câmara de Vereadores afim de prestar informações a cerca dos procedimentos que estão sendo adotados em relação ao Projeto de Expansão da Companhia de Mineração, enviou o representante Ney Sá Junior que fez uma explanação de todo o projeto.
Na ocasião o superintendente da Mina de Candiota, Ney Sá Júnior apresentou aos vereadores um vídeo institucional da empresa, a localização das jazidas que são Mina do Leão I e II, Jazida do Iruí e Mina de Candiota, a maior de todas com uma área de 20.956 hectares, entre Portarias de Lavras, Relatórios de Pesquisa Aprovados e Requerimentos de Lavra e Pesquisa. Junior também apresentou o número de pessoal Efetivo da Unidade Mineira de Candiota que hoje é de 220 empregados diretos e após a expansão passará para 334 empregados diretos, sendo chamados os aprovados em concurso público.
Em sua explanação falou que o Carvão de Candiota possui propriedades ideais para utilização em termoeletricidade, mostrando em tabela as características e o teores médios do mineral.
Falou também que os preparativos para a expansão da Mina de Candiota, começaram imediatamente após o leilão de energia, ocorrido em dezembro de 2.005, desde essa data a CRM começou a preparação para ampliação de sua produção, com a contratação de uma empresa, através de uma licitação internacional, a Golder Associates SA, que juntamente com os técnicos da empresa, desenvolveram um projeto para visualizar e atender as necessidades de ampliação da Mina de Candiota.
Esclareceu também que para atender a geração das Fases A, B e C, será necessário uma produção de carvão britado de 3.300.000 toneladas por ano, uma produção mensal de 275.000 toneladas. Com investimentos na ordem de R$ 80.000.000,00; a CRM está se preparando para atender essa demanda da CGTEE quando for requerida. Esse valor está sendo investido em aquisição de novos equipamentos, para renovação e ampliação da frota de equipamentos de lavra. Instalação de nova britagem e ampliação da capacidade do sistema de beneficiamento existente. nvestimento através da atualização do sistema elétrico-mecânica da Dragline, principal equipamento da Mina de Candiota, com investimento total de mais de R$ 5.000.000,00. Melhoria das instalações existentes e construção de novas oficinas e escritórios para atender a nova demanda.
Ao final de sua explanação os representantes esclareceram algumas duvidas dos vereadores e se colocaram a disposição para se fazerem presentes a uma audiência pública que sera proposta pela Comissão Mista em Apoio ao Carvão Mineral de Candiota, composta pelos vereadores Celso Santos, PDT, Juliano Corrêa, PMDB e João Couto, PT.
Na visita que aconteceu no dia 23 de agosto, também estiveram presentes os vereadores Valmir Cougo, Presidente do Legislativo, Giselma Pereira, PT, Guilherme Barão, PDT, Marco Dal Molin e Liliane Martins, PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário